segunda-feira, fevereiro 9

O Google sabe

Quem teme as intenções de dominação mundial do Google passou por momentos aterrorizantes última semana. A empresa, que começou como um simples site de buscas, anunciou ferramentas de mapeamento dos oceanos, exploração de Marte, localização de pessoas através de celulares, além de investimentos em um instituto de inteligência artificial.



No Twitter e na blogosfera a febre da semana foi o Latitude, que promete fazer a alegria de maridos ciumentos e mães paranóicas. Ele permite que usuários de celulares e outros dispositivos móveis compartilhem sua localização com família e amigos, pelo Google Maps.

O Latitude pode ser acessado por qualquer computador (www.google.com/latitude) ou em celulares Blackberry e aparelhos que executam o Symbian S60 ou Windows Mobile, além de alguns celulares Android.

O serviço deve chegar em breve ao iPhone e iPod Touch e c elulares da Sony Ericsson e está disponível em 27 países, incluindo o Brasil. A empresa incrementou também o Google Earth, que agora permite mergulhos virtuais nos oceanos e passeios pelas desoladas paisagens de Marte.

Graças a mapas combinados com material cedido por oceanógrafos, pode-se ver vulcões e navios submersos, espécies marinhas exóticas, entre outros mistérios dos sete mares. As imagens de Marte são enviadas por sondas e satélites da Nasa.

Se o Latitude levantou polêmica, a mais ousada das missões que o Google assumiu nesta semana foi a criação, em parceria com a Nasa, da Universidade da Singularidade. A dupla seu uniu para garantir que nossos líderes guiem o avanço das tecnologias de modo a beneficiar a humanidade. E ensinem aos robôs do futuro o slogan “Don’t be evil”.

A instituição será coordenada por Ray Kurzweil, controversa figura conhecida por sua posição extremamente otimista em relação ao futuro. Entre as teses defendidas por Kurzweil está a de que a inteligência artificial irá superar a capacidade humana de raciocínio antes da metade deste século. A Universidade ficará sediada num Centro de Pesquisa da Nasa no Vale do Silício, na Califórnia, próximo ao Googleplex, a portentosa sede do Google.

O termo “singularidade” — popularizado após a publicação em2005 do livro “A singularidade está próxima”, de Kurzweil — representa um curto período de grande avanço tecnológico. Muitos acreditam que ela está próxima de ocorrer, diante das descobertas científicas em diversas áreas do pensamento, como a informática, astronomia, nanotecnologia e biotecnologia. Assim sendo, em breve as máquinas passariam a ter a capacidade de corrigir seus próprios erros utilizando inteligência artificial.

Essa perspectiva, no entanto, deixa outros pensadores bastante apreensivos com as escolhas morais que seriam feitas por uma máquina com capacidade de “pensar”, mas sem nenhum tipo de freio moral.

Os outros anúncios feitos pelo Google foram menos polêmicos e envolveram novas funções para ferramentas já existentes no portfólio da empresa. O Gmail, que na úlima semana de janeiro ganhou um modo de acesso offline, agora permite a visualização de várias listas de mensagens na mesma tela.

Com o uso dos marcadores e filtros, ficou mais fácil organizar a caixa de entrada, separando emails de familiares, amigos, trabalho, listas de discussão, etc. As múltiplas caixas de entrada permitem que você veja várias dessas listas ao mesmo tempo, mas em “pastas” diferentes.

Para fechar a semana repleta de novidades a empresa anunciou na sexta-feira a versão mobile do seu serviço Google Book Search, disponibilizando cerca de 1,5 milhão de livros de autores como William Shakespeare e Mark Twain para serem lidos nos celulares iPhone e G1, por enquanto só nos EUA.


O Globo.

Claro é multada em R$ 517 mil

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aplicou multa à operadora móvel Claro no valor de R$ 517,3 mil por descumprimento de vários itens das metas de qualidade, principalmente devido a problemas em completar as ligações. A operadora já recorreu da multa, mas teve seu pedido definitivamente negado pelo Conselho Diretor da agência.

O Pado (Processo Administrativo de Descumprimento de Obrigações) data de 2004 e foi aberto contra a TESS S.A., que foi incorporada pela Claro e opera no interior de São Paulo. Outro item do PGMQ (Plano Geral de Metas da Qualidade) descumprido pela operadora é o estabelecimento de 95% das chamadas com tempo superior a 10 segundos.

O valor da multa, já corrigido, vale até o dia 11 de março deste ano. Caso não seja paga até esta data, sofrerá nova correção. A operadora ainda pode recorrer à Justiça comum contra a sanção.

quarta-feira, fevereiro 4

Antarctica também decora suas latas

A idéia difere um pouco da concorrente Skol (que também decorou suas latas) mas o intuito é o mesmo: dar um gás no share aproveitando as comemorações que logo estarão chegando aos nossos ouvidos. A Antarctica colocará mais de oito milhões de latas decoradas no mercado carioca a partir do fim de semana. Com motivos carnavalescos e a assinatura “Unidos da Boa – Carnaval Rio 2009”, a lata é uma das iniciativas para divulgar as ações de carnaval na cidade. São mais de 30 blocos de rua e seis escolas de samba patrocinados pela marca, que aposta no carnaval democrático.
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Ao que tudo indica essa ação é dirigida somente ao Rio, o que se difere da Skol onde a abrangência é nacional. Boa!

terça-feira, fevereiro 3

Design minimalista

Tá certo que designs minimalistas me atraem, mas me assusto com Steve Lee de vez em quando. Ele criou um teclado totalmente branco. É, esse mesmo que estamos usando nesse minuto. Fez sumir, letras, números e símbolos e funciona de verdade viu? Cada tecla. Achei no LikeCool.


Na dúvida, nada que uma canetinha não resolva.

Skol com chiclete

A Skol anunciou ontem suas novidades para o carnaval deste ano. O principal destaque é a fabricação de 11 milhões de latas comemorativas, em 12 novas versões, com o tema "A Mistura Redonda de Skol com o Carnaval". A grande novidade é que as latas terão a tinta termosensível já utilizada nas garrafas, que faz a seta mudar de cor quando estiver gelada.


Ouro Preto, Porto Alegre, Recife e Salvador serão as cidades homenageadas. Os destaques ficam para as ações realizadas no Nordeste. Na capital baiana, a marca terá cinco latas diferentes e será proprietária do bloco Bloco Skol Folia, que terá a participação dos djs David Guetta, Armin Van Burren e Pete Tong, além do Camarote Skol. Os blocos de Chiclete com Banana, Asa de Águia, Jammil e Harém levam o nome das novas latas.

No Pernambuco, a marca distribuirá quatro novas versões. As cidades de Recife e Olinda, além do Galo da Madrugada, maior bloco de rua do País e que tem o patrocínio de Skol, estampam as embalagens.

Bonitinha!

Mica divulga conceito Dove Go Fresh

Com as frases “Não importa o que dizem por ai... Adoro a frescura!” e “Não são só eles que provocam uma sensação de arrepio na nossa pele”, os postais distribuídos pela Mica Mídia Cards possuem uma demonstração de dois aromas dos novos desodorantes Dove Go Fresh.




São 290.000 cards veiculados entre as cidades de São Paulo, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. Até o final de janeiro, os bares, academias, escolas, cafés, restaurantes, teatros e cinemas contarão com a veiculação dos postais.

Casas Bahia na web não é lá essas coisas não

Confirmando especulações foi lançado ontem a loja virtual de nº 5.000. A primeira da rede, em funcionamento 24 horas por dia, consumiu investimentos de R$ 3,7 milhões e tem como perspectiva responder por até 2% do faturamento seu primeiro ano de funcionamento.

A filial de nº 5.000 recebeu identidade própria e funcionará 7 dias da semana, 24 horas por dia, durante todo o ano com garantia de total disponibilidade do sistema. É o primeiro site no mundo desenvolvido em cima de uma plataforma de mainframe - computador de grande porte que processa os dados da Casas Bahia segundo a segundo.

A tecnologia permite um ambiente virtual integrado com o da rede em tempo real, ou seja, exatamente como na loja física, assim que a compra é validada no site, há geração de cadastro, de pedido de venda, baixa no estoque, a entrega é acionada e a mercadoria levada ao cliente no prazo determinado.

Segurança nas transações on line foi outra prioridade e segue os padrões internacionais fruto da parceria da rede com a IBM. A loja virtual dispõe de parceiros como o Clear Sal, que checa informações transacionais no ambiente on line; a Aúnica, responsável pela implementação do Omniture, software líder mundial em web analitics e a Atlas Solutions, plataforma de monitoramento e hospedagem de campanhas de midia on line. Além disso há a ferramenta de criptografia que assegura que todas as informações transacionais sejam codificadas.

A loja da rede na web tem 13 categorias de produtos diferentes para o e-consumidor: móveis, eletrodomésticos, eletroportáteis, informática, bebê, saúde e beleza, esporte e lazer e brinquedos e games. Ao todo serão comercializados na fase inicial cerca de 4 mil produtos – à exceção de aparelhos celulares e alguns itens do portfolio de móveis. A administração do portal de vendas será feita pela recém criada área de web/internet, ligada ao departamento de marketing da Casas Bahia.

Há quem anda dizendo que com um investimento desse porte, o site deixa a desejar. No ar desde ontem, várias reclamações desde layout à própria programação. É um bebê, calma gente.

Adnews

As maiores agências de 2008

O Ibope Monitor divulgou na semana passada o ranking das maiores agências de publicidade brasileiras em 2008, considerando o investimento em mídia de cada uma delas durante o ano. Sem considerar os descontos normalmente negociados pelas agências, os dados levam em conta os valores de tabela dos veículos.

Na comparação com 2007, não houve alterações nas seis primeiras posições: Y&R, JWT, AlmapBBDO, DM9DDB, McCann Erickson e Ogilvy continuam liderando o ranking. A Africa subiu um degrau, de 8º para 7º. A Giovanni+DraftFCB saltou da 11ª posição para a 8ª. A Leo Burnett manteve o 9º posto, enquanto a Neogama/BBH subiu do 13º para o 10º.

Embora a Lew'Lara ocupasse em 2007 a 7ª posição e a TBWA, a 26ª, a agência resultante da fusão, a Lew'Lara/TBWA, aparecem em 2008 apenas na 12ª.

Entre as 50 maiores, as agências que mais ganharam posições foram a Fala, agora em 21º, e a Loducca, atual 23º, que subiram 12 degraus; e a Taterka, que aparece em 34º, 11 posições acima de 2007.

Por outro lado, as que mais caíram foram a Eugênio, que aparece em 29º, 19 posições abaixo do ano anterior, e a W/Brasil, que desceu 14 degraus e agora aparece em 41º. As agências Mohallem Meirelles, QG, Fullpack, Escala, SantaClaraNitro e Agnelo Pacheco não apareciam entre as 50 maiores de 2007.

Pra ver a lista completa das agências e seus investimentos, clique aqui.

Mastercard em nova fase

No ano em que completa seu 12o aniversário, o conceito "Não tem preço" inicia uma nova fase. Depois de questionar os consumidores sobre o que não tem preço e armazenar mais de 62 mil histórias nas campanhas de 2008, a Mastercard passa a retratar a emoção que as pessoas sentem em alguns momentos da vida.


A campanha de âmbito nacional começa nessa quarta-feira, 4, e será utilizada durante todo o ano de 2009 com variações de filmes e peças impressas. "Contávamos as histórias enviadas de uma forma mais literal nos anúncios do ano passado. Agora não narraremos mais os fatos, mas como a pessoa se sentiu naquele momento", explica Cristina Paslar, diretora de Marketing Consumidores da Mastercard Brasil.

Além de 62 mil histórias recebidas em 2008, o site Não tem Preço a marca de 36 milhões de page views e 3,4 milhões de visitantes únicos. "Estamos devolvendo para o consumidor as histórias enviadas e exaltando o lado emocional que eles vivenciaram", comenta o diretor de criação da McCann Erickson, Eduardo Hernandez.

O primeiro comercial da campanha, dirigido pelo cineasta Breno Silveira, da Conspiração Filmes, relata a emoção vivida por um estudante gaúcho que passou no vestibular. Franzino e com roupas enormes, o garoto aparece em um ringue de boxe para lutar com um robusto oponente. Ao nocautear o enorme lutador, o jovem é carregado pela família e por amigos enquanto o locutor em off diz: "Computador: R$ 1 mil. Livros e apostilas: R$ 70. Emoção de passar no vestibular: não tem preço".

A campanha será veiculada pela TV Globo. A empresa adquiriu o pacote de transmissão da F-1, que além de veiculações durante as corridas, permite a inserção de peças em diversos horários da grade da emissora.

segunda-feira, fevereiro 2

Agência Famiglia encerra suas atividades

Com apenas três anos de idade a Famiglia (a agência das tão famosas mortadelas em outdoors) decidiu encerrar suas atividades. O comunicado oficial foi publicado hoje no site da agência. Segundo o texto, a projeção de receita para 2009 inviabiliza a prestação de serviços. "Os sócios se orgulham dos salários pagos religiosamente em dia, de todos os 'não' dirigidos a negócios obscuros, dos impostos sempre recolhidos (e nunca devidos), da gestão financeira auto-sustentável do primeiro ao último dia e, principalmente, de todo o trabalho realizado a partir de duas matérias-primas vitais: talento e felicidade", frisa o comunicado.


A equipe de cerca de 20 profissionais da casa era comandada pelos três sócios: o presidente Átila Fancucci, o diretor de negócios Francisco Petros e o diretor de criação Fernando Nobre.

A Famiglia vinha se dedicando ao atendimento de Polenghi, Ceratti, Rossi (institucional), laboratório Daiichi-Sankyo, Hilea (hotelaria e centro de saúde para idosos), Mackenzie e Dumont, fabricante do Hirudoid, entre outros clientes.

No final do ano passado, a agência havia perdido sua diretora de operações Roberta Di Pace, que atuava na agência desde a inauguração, tendo se tornado sócia em agosto de 2007.

Entretanto, o maior baque da história de três anos da Famiglia foi a perda da conta da cerveja Nova Schin, que foi seu cliente inaugural, mas deixou a agência em setembro de 2007, seguindo para o portfólio da Y&R.

Leia, a seguir, a íntegra do comunicado oficial sobre o fim da Famiglia:

"A Famiglia está encerrando suas atividades. O cenário econômico e a projeção de receita para 2009 inviabilizam a prestação de serviços como acreditamos que deva ser feita. Agradecemos aos mais de 100 'famigliares' que passaram pela agência, abrilhantando-a, ao apoio dos fornecedores e veículos, bem como à confiança dos clientes que nos delegaram sua comunicação ao longo da jornada: Polenghi, Mackenzie, Hilea, Daiichi-Sankyo, Dumont, Ceratti, Rossi, Obra Social Dom Bosco, Sociedade Esportiva Palmeiras, Banco Prosper, canal TNT, Instituto Nuno Cobra, Editora Moderna, Citibank, Reckitt Benckiser, TAP, Conectis, Grupo Schincariol e Clube de Criação de São Paulo. Os sócios se orgulham dos salários pagos religiosamente em dia, de todos os 'não' dirigidos a negócios obscuros, dos impostos sempre recolhidos (e nunca devidos), da gestão financeira auto-sustentável do primeiro ao último dia e, principalmente, de todo o trabalho realizado a partir de duas matérias-primas vitais: talento e felicidade".

Era bom ligar lá e ouvir animadamente: " Famiglia, bom giorno ! "
Enfim, sorte!

Aniversário do Zeca


É ... e ao que tudo indica a festa será regada a Brahma, claro. Para comemorar os 50 anos de seu garoto-propaganda (só 50 mesmo? ¬¬) a Brahma resolver abrir um hotsite onde os brahmeiros podem enviar suas felicitações ao próprio Zeca. Algo parecido aconteceu na comemoração dos 120 anos da cerveja, onde se podiam enviar recadinhos à própria Brahma junto a um avatar que era feito no próprio site. Todos os recados precisam de aprovação antes de publicados. Manda lá.
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Brahmeiros em peso, cadê as brahmeiras?

domingo, fevereiro 1

Guerra no mar

A Surfrider Foundation e a Saatchi & Saatchi Los Angeles criaram juntas uma campanha de guerrilha com o objetivo de alertar os consumidores sobre a poluição dos oceanos. Consumidores de peixes e frutos do mar eram o alvo da peça e tudo o que pertencesse a essa classe era usado para tal. Desde camisinhas usadas, latas enferrujadas e outros tantos objetos foram embalados e expostos como se estivessem a venda. A idéia era mostrar que a poluição afeta diretamente o consumidor através da comida que ingere.

BoingBoing

Mídia em crise?

Um pessoal de RP nos EUA criou no Twitter um perfil sob o título Themediaisdying (algo como: "A mídia está morrendo"). Dentro da dinâmica do site ele é atualizado contantemente com as demissões no mercado de comunicação, fechamento de títulos e por aí afora. Só nessa brincadeira conta com mais de 10.000 seguidores. Segundo os criadores, a idéia é ajudar as pessoas que trabalham em empresas de RP a se atualizarem, além de ser fonte das notícias negativas do setor. Por conta disso, outro grupo resolveu criar o Mediaisthriving (A mídia está prosperando) que ao contrário dos pessimistas, publica só coisas positivas. Esse perfil é recente, com menos de uma semana tem mais de 400 seguidores.
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Tudo em inglês.