quinta-feira, março 26

Crise não afeta balanço da Globo em 2008

Divulgando seu demonstrativo financeiro de 2008 ontem, a Globo Comunicações teve sua receita líquida consolidada de R$ 7,602 bilhões, 14% acima do resultado de 2007. No útlimo trimestre do ano passado, foi registrado uma receita líquida de R$ 2,193 bilhões, 11% acima do alçando no mesmo período de 2007.

O Ebitda da Globo chegou a R$ 326 milhões no quarto trimestre de 2008, o que representa pequena queda, de 1%, ante o mesmo período de 2007. O Ebitda consolidado de 2008 foi de R$ 1,703 bilhão, o que representa um crescimento de 28% em comparação a 2007. Sem considerar a Net Serviços, o Ebtida do quatro trimestre chegou a R$ 307 milhões e o consolidado do ano foi de R$ 1,635 bilhão.A companhia fechou o ano com dívida bruta total de US$ 633 milhões. A líquida é de US$ 495 milhões.
.
Aí as pessoas perguntam de onde é que entra tanto tutu. Só na publicidade (incluindo TV aberta e a cabo, internet, mídia impressa e outros) a casa recebeu o quivalente a R$ 1,648 bilhão (75% das receitas da Globo). No mesmo período de 2007, esse número era de 77% (R$ 1,517 bilhão). A venda de conteúdo foi responsável por 14% das receitas no quarto trimestre do ano passado, dois pontos percentuais acima do mesmo período de 2007. De acordo com o balanço, até 31 de dezembro de 2008, a empresa já havia pagado aproximadamente R$ 94 milhões (ou US$ 51 milhões) pelos direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2010 e 2014.
.
Em tempo: só na edição do BBB9, a receita é equivalente à R$ 280 milhões (isso responde o bum de anúnciantes no programa). Ainda continua. Toda poderosa.


quarta-feira, março 25

Cerveja gay

Tudo bem, todo mundo sabe que os gays são exigentes no quesito consumo. Pagam mesmo (e as vezes pagam fortunas) por qualidade. E aí claro, quando o mercado percebe isso, cria produtos até especificos para essa gama de mercado. Temos por exemplo guaraná para gays (O Guará Gay, vendido em Ipanema, no Rio) e agora no departamento alcoolico, uma cerveja gay.

É o caso da Queer Beer:




Ela é uma Premium Lager com 4.8% de teor alcóolico, vendidas na Eurpopa em clubes, pubs, saunas e afins. Bem simpática.

Exageraram no gargalo não?

Coca-Cola carioca

Quem estiver ou for do Rio de Janeiro já pode encontrar em supermercados a série limitada das latas sleek (270ml) de Coca-Cola com design inspirado no sol da cidade.

Ficaram boas, outra cara.
Somente no Rio.

Prove que é possível

A Coca-Cola Zero acaba de estrear no País sua nova campanha publicitária. O conceito “Prove que é possível” tem como proposta desafiar os jovens a quebrar as convenções e provar que o que parece impossível pode se tornar real, a exemplo da própria Coca-Cola Zero, que inovou ao juntar o sabor de Coca-Cola à zero açúcar. A comunicação é integrada por filme para TV, ações em internet, rádio e sampling do produto.



O filme, no formato de animação, tem como protagonista um urso, que canta uma música no estilo hip hop. Na letra, ele fala que “o impossível acontece”, ao se referir ao fato de Coca-Cola Zero ter o sabor de Coca-Cola e zero açúcar: “Parece impossível, mas garanto que não. Tem sabor de Coca-Cola pra ficar amarradão”. Foi criado pela agência Wieden Kennedy, de Amsterdã, com adaptação da JWT Brasil.

Filme aqui.

Zeebo sai no Brasil

Quem é que não lembra do Mster System e Mega Drive? Eram os consoles que embalaram anos dos anos 80. A Tectoy prometeu voltar ao mercado e está cumprindo. No próximo mês apresenta ao Brasil o Zeebo, videogame com conectividade 3G voltado a países emergentes, será lançado no mercado brasileiro em abril, pelo preço sugerido de 199 dólares cerca de 450 reais na cotação da última segunda-feira.

A Zeebo Inc é o novo nome da antiga Tectoy of America, empresa norte-americana na qual a Tec Toy Brasil tem participação, junto com a Qualcomm (que ajudou a desenvolver o console). Será o primeiro console da empresa para concorrer com o Xbox 360, da Microsoft, o Nintendo Wii e o Playstation 3, da Sony, de acordo com o comunicado oficial da companhia.

Estiloso de bom preço.

terça-feira, março 24

Palm patrocina Aprendiz 6

A Palm resolveu utilizar o reality show " Aprendiz 6 Universitário " para divulgar o modelo Palm Centro. Na verdade será co-patrocinadora declarando um investimento de R$ 6 milhões. Querem com isso fazer com que universitários (a maior gama de audiência) se utilizem de seu produto como ferramenta de estudo.


É um smartphone comum, o que muda (pra melhor) é o preço.

segunda-feira, março 23

Sorte sem diferenças

“Para a sorte, todo mundo é igual”. Este é o conceito da campanha de reposicionamento das Loterias Caixa, criada pela BorghiErh/Lowe. Dentre as peças de lançamento, começa a ser veiculado um encarte especial na revista Caras, que chega às bancas de todo País esta semana, no qual o leitor pode interagir com a peça ao montar diferentes rostos.

O encarte reforça o conceito de que nas Loterias Caixa todo apostador tem chances iguais de ganhar. Além do encarte, a campanha conta ainda com três filmes, um conceitual e dois outros comunicando novidades nos produtos, anúncios, jingle, ações de internet e materiais de ponto-de-venda.


O trabalho foi desenvolvido pela filial da agência em Brasília. Assinam a criação Gustavo Barcellos, Saulo Rocha e Gustavo Simões, com direção de criação de José Henrique Borghi e Erh Ray.

Nestlé despertando paixões

Os chocólatras devem ficar com o paladar ainda mais aguçado diante da nova campanha da Nestlé criada pela JWT, que procura despertar nos consumidores a vontade de assumir a paixão por chocolates. Sob o conceito “Chocolovers”, essa é a maior campanha institucional da marca nos últimos dez anos, informou a multinacional suíça.

Do teaser que ficou no ar por algumas semanas convidando o consumidor a acessar o hotsite onde é divulgada a promoção “Chocolover Nestlé”, a ação evoluiu para uma estratégia com desdobramentos em várias frentes. “A campanha promete ter vida longa, pois o conceito foi testado com consumidores que assumiram que se sentem chocolovers, só não sabiam que nome dar para esse sentimento”, disse Mario D’Andrea, cco da JWT.

.
Além de reforçar a lembrança da marca no período de Páscoa, essa também é a maior campanha institucional da multinacional nos últimos anos no Brasil para divulgar os chocolates Nestlé (Top of Mind da categoria por 11 anos) e não produtos isoladamente. “A campanha representa o maior investimento da área de chocolates nos últimos anos”, afirmou Luiz Felipe Rego, diretor da unidade de chocolates da Nestlé Brasil.
.

A campanha brinca com a ideia sobre o surgimento dos chocolovers e convida o consumidor a descobrir se ele também é um deles. O comercial estava previsto para estrear no domingo 22. O filme mostra que os chocolovers estão em toda a parte e que muitos deles participaram de grandes feitos históricos motivados pela sua paixão secreta.

.
Durante a Páscoa Chocolover, nas compras acima de R$ 35,00 em ovos de Páscoa ou bolos de Páscoa Nestlé, os consumidores concorrem a seis viagens para visitar a fábrica de chocolates da marca, na Suíça. O filme terá inserções em canais da TV aberta e TV a cabo nacionalmente. O plano de mídia também inclui exposição extensiva na internet.

Coca lidera Brand Power Index

A Coca-Cola continua a liderar o índice Brand Power Index, que classifica 100 marcas corporativas em termos de reputação no mercado. O ranking anual é realizado por meio de levantamento com 400 executivos de importantes empresas multinacionais, de 49 segmentos, e considera o desempenho financeiro, a percepção de gestão e o potencial de investimento das empresas analisadas.

Desde 2004 a Coca lidera o ranking, sendo seguida nesse período pela Johnson & Johnson. A Pepsi está deslizando na lista, passando de 4ª colocada em 2005 para a 18ª posição em 2008. Starbucks caiu do 10º lugar, em 2007, para a 14ª posição no ano passado. A Microsoft despencou da 26ª posição, em 2005, para o 54º lugar da lista no ano passado, enquanto que a rival Apple aparece 37 colocações abaixo, sustentando a 91ª posição. As informações são do Advertising Age.

" É hora de pensar grande "

Foi o que disse Nizan Guanaes ao apresentar ao mercado a nova empresa de seu grupo: a Maior. É o fim do mistério com um anúncio publicado na última sexta-feira no jornal "Folha de S. Paulo" dizendo que "em tempos de desafio, é melhor pensar grande". Além da chamada, o texto vem com a seguinte mensagem: "Nasce a Maior. Uma empresa que vai atuar na área de entretenimento, focada em esportes, lifestyle, moda, seminários e cultura. A Maior se propõe a criar eventos inovadores e impactantes para aproximar marcas e consumidores. Porque, como a gente sabe, é pensando maior que se faz melhor".
.
Quem comanda tudo é Paulo Zottolo, ex-presidente da Philips. A Maior absorve de início as agências já existentes no lado C do grupo de Nizan: Tudo, N-Idéias e a Magia Brasil. Um dos principais eventos que serão realizados pela nova empresa é Rio Summer, lançado em 2008, que deve voltar com tudo em Novembro.
.
Falando em números, eles parecem bons: a expectativa do executivo é a de que a empresa fature R$ 185 milhões no primeiro ano de atuação. Nada mal, quando o assunto geral é crise, crise e crise. Contando ainda com cerca de 15 funcionários próprios, a operação se mostra pequena, mas tem claro, a ajuda de pessoal das outras agências do grupo. Sua sede funciona no mesmo prédio da África, porém em outro andar. Tudo ainda sendo engatinhado, com jeito de criança hiperativa. Alguém dúvida do sucesso?

sexta-feira, março 6

Ninguém ficou solteiro

No último dia 14 de Fevereiro, a Meetic comemorou o dia de S. Valentim de forma original, divertida e, sobretudo, apaixonada. Com o mote “Encontre o seu par”, a Meetic aproximou solteiros e solteiras no Largo de Camões, em Lisboa, dando-lhes a oportunidade de se conhecerem um pouco melhor e conviverem uns com os outros. Aos homens era dada a oportunidade de enviar uma mensagem ao alvo do seu interesse que, se correspondido, enviaria através de um mordomo um dos seus sapatinhos.


As mulheres, caso iniciassem elas a conquista, enviavam de imediato um dos seus sapatos como forma de demonstrar interesse pelo possível par. A boa disposição e o romance estiveram no ar. Ninguém saiu perdendo, azaração não faltou. Mais fotos aqui. Recebi tudo da Sarah, direto de Portugal.