segunda-feira, junho 22

Touchscreen rouba a cena em Cannes

Uma das novidades em Cannes tem sido o estilo touchscreen dos mais variados motivos e conceitos. No última dia 19 por exemplo, o próprio festival anunciou que teria um painel do tipo para que os delegados pudessem se comunicar com os outros delegados, ler notícias, localizar salas, auditórios e outros espaços. O bacana é que esse painel é multi-user, pode ser acessado ao mesmo tempo por mais de um usuário. Coisa que agrada qualquer um:

cannes_tela_touchscreen

E a coisa por lá não remete só a organização não. A facilidade do touchscreen também mostra-se aliada de quem tem isso pra apresentar aos delegados. A Coca-Cola rendeu com a estilosa vending machine:

 cannes_cocacola

Colaboração de Marcelo Coutinho e Elisa Araújo/Bluebus

Notícias de Cannes?

banner_topo1 

Bom, já está rolando o Festival de Cannes e no que as coisas foram acontecendo lá, vamos sabendo do lado de cá. Só ir conferindo os próximos posts !

Nathan Sawaya

Pra quem nunca ouviu falar Nathan é um artista no mínimo diferenciado. Ele cria uma grande variedade de objetos e esculturas com LEGO! É… aquele brinquedinho que encantava nossos anos 80/90 e que hoje as crianças não dão muita bola. Já foi inclusive patrocinado e muito pela própria LEGO na divulgação em feiras e ações de merchandising. Veja algumas criações:

lego9

lego1 

Hoje em dia Nathan tem seu estúdio em New York que funciona desde 2000 e numa conta absurda já contabilizou cerca de 1,5 mihões de tijolinhos usados até agora. E tem de tudo, vida selvagem, gadjets e esculturas surrealistas. No site Brick Artist tem tudo o que foi feito. Arrisque ver, vale a pena.

domingo, junho 21

Efeito Sanfona não

Interatividade é o que há ! Não tem muito espaço se a coisa não fala com o consumidor. A Pro Brasil Propaganda, da Bahia criou um cartaz que pega esse gancho para promover os benefícios que o cliente Bio Pilates garante.

O destaque fica por conta do formato sanfonado da peça, convidando as pessoas que passam em frente ao cartaz a tomar a iniciativa para estica-lo e ler o que tem lá dentro:

SONY DSC

A idéia é reforçar e eliminar de vez o tão indesejado efeito sanfona, perseguidor de quem procura boa forma.

Dica do Bruno Kruschewsky, da própria ProBrasil.

sábado, junho 20

Havaianas na SPFW

Levando em conta o enorme fluxo de gente existente no evento, nos mais variados estilistas, modelos, fotógrafos, produtores, maquiadores, imprensa e convidados, a Havaianas preparou uma instalação surpreendente com a assinatura da Criacittá, ícone no marketing cenográfico.

fthhvv

Na área social do 2º piso da Bienal, gigantescos painéis compostos de 600 pares de sandálias formam uma mega Havaianas. Na parede de 65 m2 projeções, comandadas pelos visitantes, não tem como não notar. Um grande quebra-cabeça idealizado para conquistar com sua simplicidade as inúmeras pessoas que passam por ali em uma homenagem ao Brasil e ao espírito apaixonado dos brasileiros.


Como a temporada apresenta as novidades de verão, a marca também sobe na passarela e integra os desfiles da Água de Coco e da Cia Marítma com os modelos de sandálias que serão destaque na estação. Além disso, os convidados da festa de gala da revista Mag Passion também serão presenteados com uma edição exclusiva de Havaianas.

Coca-Cola rompe com Nestlé

Há entre as duas uma joint venture, um nome bonito para associação existente na produção de chás prontos da Nestea.

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) informou nesta quarta-feira (17) que a empresa e o órgão chegaram a um acordo. De acordo com o Terra Notícias, o Cade impôs esse termo de compromisso para que a Coca-Cola aprovar a aquisição da Leão Júnior, fabricante dos chás Matte Leão.

0708047

Agora, a Coca-Cola deve acabar com todas as ações que envolvam a Nestea no Brasil, como distribuição, marketing, produção e venda. Dessa forma, a Nestlé vai responder por todos os segmentos. O Cade determinou que a Coca-Cola deve comunicar formalmente a Nestlé sobre o novo termo de compromisso. Dessa forma, a companhia terá 12 meses, após a publicação do texto no Diário Oficial da União, para encerrar sua associação com a Nestea.

Adnews.

No SBT, ação de merchandising terá personagem próprio

A primeira ação de merchandising dentro da novela “Vende-se um véu de noiva” entra no ar no próximo dia 4 de Julho onde pela primeira vez em novelas vamos ver uma personagem exclusiva para isso. O anunciante será a Jequiti Cosméticos (do próprio Grupo SS) onde aparecerá uma vendedora que para ajudar nas despesas da casa, torna-se uma consultora.

Tv boliviana exibe imagens de Lost como sendo do voo AF 447

Pois é, a emissora PAT da Bolívia acreditou (sem editar) em um boato da internet exibindo imagens do tão famoso “Lost” como se fossem fotografias capturadas durante o desastre do voo AF 447 da Air France.

O "PAT Notícias" veiculou as cenas na noite da última quinta-feira (18) enquanto a âncora do telejornal arriscava algumas suposições sobre o ocorrido dizendo, por exemplo - pasmem - que o autor da fotografia, provavelmente, estaria em pé na hora de tirar as fotografias. No entanto, sabe-se que a tragédia ocorreu durante a madrugada e a imagem apresentada na TV mostra um céu azul ao fundo.

A fotografia circula pela web através de e-mails fraudulentos, segundo o jornal peruano El Comercio, e trazem supostas informações sobre o número de série da câmera, o que possibilitou, em tese, a identificação de seu dono. "As imagens foram encontradas em uma câmera digital Casio Z750, que foi resgatada pelos navios da Marinha do Brasil, que realizavam o trabalho de encontrar os destroços", diz a apresentadora.

E sobrando pra gente, o jornal informou ainda, que a aprensentadora disse que o proprietário da câmera teria sido identificado como Paulo G. Muller, um ator de teatro infantil conhecido no Brasil.

Veja:

quarta-feira, junho 17

Pane no Twitter

A capacidade já era então? É o bug minha genteeeee!

terça-feira, junho 16

Era só uma manutençãozinha


E o famoso bug no Twitter esperado pro último dia 12, adiado para hoje era só uma manutençãozinha. Pelo menos agora às 18:50. Muito se viu por ai nos últimos dias que um possível "bum" no Twitter seria provocado pela falta de espaço em seu servidor. E a cada postagem nos microblogs estava fazendo com que isso estivesse aumentando rapidamente. Será? Quando voltar siga a gente aqui.

Abra a felicidade

A Coca lançou a versão nacional de sua nova campanha global do "Open Hapiness". Um pontapé inicial foi no programa A Fazenda da Record. "Abra a Felicidade" como é chamada a campanha, substitui a bem-sucedida "Viva o Lado Coca-Cola da Vida", lançada no Brasil em Outubro de 2006 e que contribuiu bastante em sua performance por aqui, fechando o índice de "amor" à marca como um dos mais altos em 2008 entre todos os países do mundo. Aqui tem o filme pra quem não viu, ou clique no título do post.

Sem ponteiros

Eu gosto sim de design e mesmo não sendo essa a proposta do Brifando, muita gente por email pede algumas coisas do ramo. Como sempre, o LikeCool tem as coisinhas loucas dele. Esse por exemplo é um relógio bem diferente simplesmente por dispensar os ponteiros, ó:



Os números ficam coloridos pra diferenciar horas dos minutos. Azul para horas, vermelho para os minutos. Meio-dia e meia-noite? Pois bem, nada mais lógico que somente o número 12 fica aceso. Por $119 ele é vendido aqui.

Em New York ...

Uma campanha da Calvin Klein em NY anda provocando estresse nos EUA. Em um outdoor é exibido uma mulher usando só um jeans deitada sobre um corpo de um rapaz e beijando outro jovem na boca. Esses dois homens estão também usando só um jeans e um terceiro está digamos ... querendo tirar o dito jeans. Veja:
.
.
Quando o povo passa perto os comentários são os mais diversos e tem gente que até fotografa. A marca realmente sempre teve esse mote apelando para o lado sexy (ou sexo mesmo) produzindo fortes reações. Foi até perseguida em 1995 por ser "acusada" de pornografia infantil.


SPFW promove concurso para mudança de portal


Está rolando um concurso no portal da SPFW que deve mudar em breve. E com isso, resolveu abrir ao grande público a possibilidade na participação de seu novo nome. Pra isso, basta enviar uma sugestão para concurso@luminosidade.com.br, colocandom no assunto "novo nome do portal". Vale a pena participar, o ganhador vai para Paris e tem direito a acompanhante. Fica a dica.


A campanha da Pepsi para os hermanos

A BBDO Argentina estreia nova campanha para a Pepsi que promete promover a paz entre os consumidores que pronunciam o nome do refrigerante corretamente e os que dizem 'Pecsi'. De acordo com os comerciais, "24,33% dos argentinos dizem Pecsi". É mole? Veja:


Gecko EduBook: o netbook movido a pilhas!

Já que a febre cresce sem parar, a NorhTech anunciou um netbook que funciona com pilhas! Oito baterias AA são capazes de manter o sistema funcionando por até quatro horas (o ideal é que sejam recarregáveis, claro). Por fora e em recursos ele é um netbook comum, com tela de 8,9 polegadas a 1024x600 pixels. Além da alimentação por pilhas, ele conta também com uma fonte interna, podendo ser usado com cabo AC.
.
O bom de tudo isso é o preço do bichinho que pode ficar abaixo dos $200. Recursos comuns claro como todo outro netbook com até 1GB de memória RAM. Além das pilhas AA, é possível usar baterias de lítio, conseguindo um tempo de autonomia de até seis horas.

E não é feio não, dá uma olhada:

Infos completas aqui, direto na fonte. (em inglês)

sexta-feira, junho 12

Heinz DJ

Achei um comercial do ketchup Heinz da Alemanha. Bem simpática a idéia de rejuvenescimento e ativação de uma marca que muda muito pouco e que tem poucas coisas a dizer. Vemos quase nada do ramo por aqui. A campanha também conta com este site bem feitinho por sinal.

Mão na sacolinha

Ousadia no design das sacolas da loja Tom of Finland. Ícone gay que oferece livros ilustrados de conteúdo sexualmente explícitos e perfumes:

maon1

maon3

Pra quem nunca ouviu falar da figura, Tom foi um pseudônimo usado por Touko Laaksonen nos anos 50 para difundir seus trabalhos homoeróticos. De lá pra cá a arte e ousadia era tanta que a coisa virou fortuna, mito e realidade. A título de curiosidade, tem algo sobre Tom aqui. É interessante.

Tudo que vai, volta !

Campanha da DDB em outdoor do Greenpeace para a idéia de  deixarmos o carro em casa vez em quando. Nos bumerangues pode-se ler algo como: “Eu podia pegar o metrô, mas meu carro é tão mais confortável”:

124463804671_bumer

Já nesse outro mostra que a inconsequência tem consequências com o mote: “Dois degraus a mais. E daí. O mundo não vai acabar por causa disso”:

bumer

Dica do LáFora.

Do Facebook para outdoor

Acredite! O casal americando de St. Louis teve uma surpresa ao descobrir que uma foto de família colocada no Facebook foi parar em um outdoor na República Checa. A família explica que usou a tal foto em cartões de Natal e colocaram a imagem em sua página de relacionamentos. Um amigo deles de Praga, ligou dizendo que tinha visto a tal foto num outdoor publicitário. A principio disseram não acreditar e só depois de uma prova pra ter certeza. A foto foi usada para uma empresa de alimentos especializada em produtos italianos e o mote da campanha era o delivery. Eis a foto do Facebook:

090611082746_danielle226ap

E aqui o anúncio:

090611082748_daniellecartaz226ap

Mesmo tendo em vista procedimentos legais, a família disse que não pretende até o momento entrar com algum tipo de processo contra o anunciante. O dono da loja alegou que a imagem teria sido gerada por computador, mas prometeu tirar a foto do cartaz. Se a moda pega …

BBC Brasil

Samsung anuncia celular à energia solar

A Samsung apresentou na última quarta-feira seu novo modelo de celular. Conhecido como “Crest Solar”, foi anunciado como o primeiro no mundo a poder ter sua bateria carregada em qualquer lugar onde o sol estiver presente. O modelo além de pregar uma plataforma verde, segundo seus executivos, suas funcionalidades podem atender a diversas culturas. Que são praticamente as mesmas: rádio FM, toques MP3 e joguinhos:

samsung1

O interessante nisso é que o aparelho pode ser carregado normalmente na energia elétrica, tendo a funcionalidade extendida caso o usuário esteja em algum local onde não há esse tipo de facilidade, como nas zonas rurais por exemplo. Com uma hora debaixo do sol, o Crest consegue uma autonomia de 10-15 minutos de conversação. Inicialmente será lançado em diversos mercados da Ásia e Europa ainda este mês. Para o Brasil, ainda não há previsão de venda.

quinta-feira, junho 11

Campanha da Lei Seca tem seu primeiro aniversário

E parece que foi ontem. No próximo dia 20 fez-se um ano que a combinação entre bebida e volante passou a ser má vista, de um jeito mais severo. Um ano depois da lei entrar em vigor em território nacional, o Ministério da Justiça, da Saúde e Polícia Rodoviária Federal resolveram juntos lembrar os motoristas lançando uma nova campanha do alerta que se deve ter ao volante.
.
Com o slogan "Não deixe a bebida mudar o seu destino. Dirigir alcoolizado é crime e pode dar cadeia", a campanha, criada pela DM9DDB, será veiculada por meio de spots de rádio, inserções na internet e uma série de ações feitas em estradas e postos policiais do País. Em parceria com a Casa Nova, a agência criou instalações, em tamanho real, que representam carros batidos e danificados dentro de uma garrafa de bebida em tamanho gigante. As peças serão expostas pelas principais rodovias que cruzam as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis.
.
As ações diretas também serão o ponto forte da campanha. Em alguns bares dessas cidades, alguns atores simularão uma discussão de casal na qual o marido tentará sair do bar dirigindo após ter ingerido uma grande quantidade de bebida alcoólica. Para completar, a agência colocará alguns guinchos pelas ruas que, transportando um carro batido, deixarão em destaque a mensagem "Beber é uma viagem? Talvez a última".

Design nas teclas

O Like Cool sempre mostra o que a gente quer né? Melhor dizendo, mostra o que designers ousados acabam criando pra facilitar a vida da gente. Imagine um teclado de silicone, flexível, dobrável e até a prova d'água ! Pela dica do Like, custa só U$ 15 e até pode ser lavado quando sujo:

Tem algo parecido aqui no Brasil, mais ou menos o mesmo preço, cerca de R$ 40,00. Oferecido pela Max Print ó:

O do Brasil tem cor-de-rosa pras meninas! : )

Entra Cafú e sai Ronaldo

O clima está mais pra uma novela mexicana a que uma mera campanha. Mas vamos lá ! A Brahma resolveu substituir Ronaldo, até então seu garoto-propaganda, por Cafú. A ideia com o novo filme é estimular o consumo responsável e segue na linha de mostrar um personagem guerreiro sob o mote: "brahmeiro é como todo brasileiro: batalhador, guerreiro e responsável".
.
A participação de Ronaldo rendeu polêmica à marca e à África, agência da Brahma um tempinho atrás (relembre aqui). A associação do jogador com o consumo de cerveja causou a denúncia por parte da Nova Schin e a consequente suspensão da peça pelo Conar. Gravado no Estádio do Pacaembú, o resultado é esse:



Até onde vai sua criatividade?

O filminho é bem interessante. Foi criado pela Almap para divulgar os cursos de artes, design, moda, fotografia e comunicação da Panamericana Escola de Arte e Design. O mote é perguntar-se até onde vai nossa criatividade. Mostra situações cotidianas em que sem perceber ou de propósito criamos obras de arte a partir de traços simples em paredes, muros e objetos comuns. No filme para a TV, dois circulos um ao lado do outro (podem ser dois tuneis, duas manchas de xicaras de café, duas maçanetas) transformam-se graças à intervenção de lápis, caneta, tinta, giz etc. Ó:


sábado, junho 6

As marcas mais influentes do Brasil

Uma nova maneira de enxergar as marcas chega ao mercado. A consultoria Sart Dreamaker criou um ranking das 75 marcas mais valiosas do Brasil. Mas aqui não se trata de medir o valor financeiro delas, e sim, descobrir seu poder de influência na tomada de decisões e o quão emocionalmente conectados a elas estão os consumidores. Para os brasileiros, não há quem bata: Coca-Cola, Nestlé, Sadia, Natura, Rede Globo, Mc Donald’s, Adidas, Danone, O Boticário e Brastemp. Não há.
.
O ranking desenvolvido pela Sart, apelidado de BrandTouch, foi feito com base no Índice de Conexão Humana da Marca (ICHM). O indicador mede 34 pontos de conexão entre a marca e o consumidor, divididos em quatro dimensões: atenção, relevância, significado e confiança. O objetivo é medir a resposta emocional dos clientes. O índice varia de 1 a 100, sendo que a marca perfeita alcançaria 100 pontos. A consultoria analisou dados de 500 companhias para chegar às 75 mais influentes. As 10 mais estão aqui:
.

Os especialistas dizem existir o que chamam de 'gut feeling' em relação à algumas marcas. O conceito de uma decisão racional já nã existe mais. Dizem que o racional pode explicar, mas é o emocional quem decide. Dizem ainda que, quanto mais alto for o ICHM de uma empresa (vide quadro acima), menos vulnerável ela ficará diante de uma crise por exemplo.
.
Quanto maior for o índice, maior será o poder de influência da marca, assim como a fidelidade do consumidor. Na hora de cortes no orçamento, por exemplo, produtos e serviços de empresas bem colocadas tendem a serem preservados. E isso pode ser observado dentro de nossos próprios hábitos.

Outro ponto forte e interessante destacado na pesquisa foi a brasilidade. Há um forte conexão com empresas nacionais e/ou daquelas que investem aqui fazendo com que elas sejam bem lembradas pelos consumidores (entre as 10 primeiras colocações, 4 são nacionais). Entre as grandes instituições financeiras, o Banco do Brasil (28) é o primeiro a aparecer, seguido por Itaú (40) e Bradesco (42). O primeiro banco estrangeiro da lista é o Santander, na 71ª posição.
.
O ranking foi feito a partir de 3.285 entrevistas com brasileiros de todas regiões do país, das mais diversas faixas etárias e classes sociais. O ranking BrandTouch deverá ser publicado anualmente daqui para frente. Para o segundo semestre deste ano, a Sart prepara a publicação de um livro, abordando a metodologia e todos os pressupostos por trás da teoria de criação do ICHM.

França veta anúncio sobre Aids entre homossexuais

E na França, a Assosiação de Profissionais por uma Publicidade Responsável (como o Conar por aqui) censurou uma campanha que mostra dois homens nús numa cama. Isso foi notícia até no Jornal El País. O outdoor faz parte de uma campanha institucional alertando homossexuais para a prevenção da Aids e segundo a tal associação a imagem é um tanto explícita demais. Claro que isso gerou críticas de outras organizações como a Act Up Paris (uma ong local) que se dedica a luta contra a doença. Segundo eles o veto da associação é um agravo para a comunidade gay. O caso ainda vai longe. Esse mesmo grupo pede que os anúncios não só continuem, mas atinjam também outros veículos de comunicação.
.
Eis o conteúdo vetado:

Google jogando Tetris hoje


Há quem não veja a menor graça e há quem se viciou no jogo que está completando seus 25 anos.

Publicidade aos 78 anos

Não tem como, quando a coisa aperta é sempre ela que salva. Pela primeira vez em 78 anos, a Rádio Vaticano transmitirá publicidade em Julho, anunciou semana passada um porta-voz da Santa Sé. A primeira publicidade será do grupo italiano Enel, que de 6 de julho a 27 de setembro emitirá vários anúncios em cinco idiomas. A "Rádio Vaticano" foi inaugurada em 12 de fevereiro de 1931, nunca transmitiu publicidade e é considerada um dos "buracos negros" das finanças vaticanas, já que todos os anos fecha em "números vermelhos". É transmitida em 47 idiomas e nela trabalham 400 pessoas, em 63 países. É um radião !

sexta-feira, junho 5

Domingo, comercial com Paulo Coelho


E os detalhes agora vieram. Na sexta passada Mônica Bergamo da Folha, não contou o milagre muito menos o santo. Estreia nesse domingo o comercial para o Sedan Voyage (VW) que tem Paulo coelho como protagonista. Foi rodado na semana passada na República Tcheca, mostrando umas locações interessantes da cidade, como por exemplo duas bibliotecas do Monastério Strahov e a Biblioteca de Tecnologia. O filme usa um tanto de humor na comparação entre o carro e o escritor exibindo-os ao mesmo tempo numa tela dividida.
.
Tudo pela Almap.

E o próximo iPhone?

Especulação é o que não falta nas características do novo iPhone a ser lançado no próximo dia 8, que é quando acontece a Conferência Mundial de Desenvolvedores WWDC. Tanto é que uma figura (vulgo pessoa-fã) juntou tudo em um só gráfico com o que seria alterado e a propabilidade de cada coisa acontecer (do lado direito a legenda explica cada cor). Serve até como um manual pra ter ao lado quando o aparelho finalmente for lançado:


Tem a versão ampliada aqui pra quem quiser dar uma olhada. Vi no Cult of Mac (em inglês).

E na Liberdade de Imprensa ...

Cria-se ! Porque não? Pela Fischer América Fala! a oportunidade bate em cheio com o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa que será comemorado no próximo domingo. São três anúncios trazendo imagens de pessoas com a boca reduzida, totalmente fora de proporção (como na foto). O mote é: " Silenciar a imprensa é tirar o direito à opinião ". Deve circular nos jornais associados à ANJ (encontre nos principais).

Assinam a criação Melissa Pottker e Ronaldo Tavares, com a direção do meu querido Flávio Casarotti.




quinta-feira, junho 4

Super monitor

Sinceramente eu não gosto, mas pra quem gosta a NEC está lançando no mercado americano um super-monitor. Tem tela "ultrawidescreen" de 43 polegadas, resolução de 2880 pixels por 900 pixels. Sua tela é curva, que de acordo com a empresa aumenta o conforto e a produtividade"

Ele foi desenvolvido, segundo a fabricante, para uso profissional nas áreas gráfica, de educação, governo, finanças, estações de controle e simulações, mas também pode equipar um escritório doméstico.

O NEC CRV43 será exibido na InfoComm 09, que acontece entre 17 e 19 de junho em Orlando, nos Estados Unidos, mas já teve seu preço divulgado: cerca de US$ 7.999, com início das vendas programado para julho.

Ambev vem com nova marca de cerveja

A AmBev lançar no próximo mês uma nova marca de cerveja: a Antarctica Sub Zero. O produto vai receber grande parte do investimento dessa divisão em 2009. A campanha da Antarctica Sub Zero deverá continuar com a AlmapBBDO, que já cuida da conta da Antarctica.

Nada oficial ainda, mas vem.

New Style com novidades na criação

A NewStyle amplia seu time de criação. As novidades são o supervisor Lauro Augusto (ex-SM e Almap), o redator Edu Di Lascio (ex-SM, Fábrica e Long Play) e o diretor de arte Octavio Maron (ex- Bullet e Lumina1).
.
O criativo Lauro Augusto reforçará a equipe comandada pela diretora de criação, Adriana Salles, que atende as contas de Pantene, Koleston e Wellaton (Procter & Gamble), Tetra Pak, Kraft Foods, Amanco, Sadia e Docol. No núcleo de criação dirigido por Ricardo “Brad” Correia, a dupla Edu Di Lascio e Octavio Maron cuidará da conta de Prestobarba da Gillette.

Dá uma olhada no time novo:



A NewStyle tem mais de 15 anos de experiência no Mercado Promocional, que faz parte do grupo Abc, a maior holding Nacional de Agências de Comunicação. Tem como principais clientes: Amanco, AmBev, Bradesco, Docol, Kraft Foods, Marfrig, P&G, Sadia, Telhanorte e Tetra Pak.

quarta-feira, junho 3

Gm aposta na reinvenção após concordata

Previsto para ir aos lares norte americanos hoje, um novo comercial foi criado para explicar ao público o que é a 'Nova GM', isso segundo executivos ligados ao tema. A montadora inclusive já postou o filme de um minuto em sites como YouTube e Facebook, logo após anunciar o pedido de concordata na manhã desta segunda-feira, 1º de Junho. O texto do fikme é realmente interessante:

"Mas nós não estamos testemunhando o fim do carro americano; estamos passando pelo renascimento do carro americano. A General Motors precisa começar para se tornar mais forte. Houve um tempo em que oito marcas diferentes faziam sentido. Mas não é mais assim. Houve um tempo em que nossa estrutura de custos poderia ser competitiva em qualquer lugar do mundo. Não mais. A reinvenção é o único caminho para consertarmos isso, e é o que faremos".O comercial pretende informar aos consumidores que a nova General Motors terá menos modelos, só que mais eficientes, o que faz com certos clichês, como "mais enxuta, mais verde, mais rápido, mais inteligente" e "Isso não significa sair do mercado; mas sim ir ao ponto".

A campanha é um sinal de que a montadora está tendo dores de cabeça para explicar aos consumidores sobre sua reorganização. No final do comercial, as pessoas são direcionadas a um novo site GM Reinvention, que inclui o blog FastLane. O presidente da empresa Fritz Henderson disse em um post ontem, que uma parte-chave da nova GM é a transparência com os clientes. Outra questão é que o comercial foi criado pela Deutsch, que atendia a marca Saturn, ao invés da McCann Erickson, responsável por anos pela publicidade corporativa. A McCann está cuidando dos anúncios impressos dessa campanha, resumida como uma "carta simples e aberta" aos consumidores e clientes.

Acompanhe o video no site, porque dois servidores do You Tube já caíram.

1.519 peças do Brasil em Cannes

Pode parecer bastante mas a queda nas inscrições em relação ao ano passado foi sim relevante. Com uma redução de quase 39%, o Brasil esteve no festival anterior inscrito com 2.461 peças. Mesmo assim, fomos o terceiro com mais inscrições, atrás apenas dos EUA com 2.726 e Alemanha com 2.131, mas a frente do Reino Unido que se inscreveu com 1.316. Falando em mundo, foram 22.652 peças inscritas por 239 empresas de 86 países registrando queda no quadro geral. O Festival de Cannes inicia-se no próximo dia 21 e vai até dia 27.


Estrangeirismo continua


Os afiliados da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (FecomércioRJ) podem manter os termos estrangeiros em suas propagandas, sem correr o risco de serem multados. O órgão conseguiu uma liminar na Justiça, que permite a utilização, na contramão da Lei Municipal 5033, sancionada pelo prefeito Eduardo Paes em 19 de maio. O texto da proposta afirma que palavras em outras línguas como delivery e sale precisam ser traduzidas para o português. Segundo o jornal O Globo, a Fecomércio considerou a lei institucional, pois restringe a liberdade de manifestação de pensamento. Para Leonardo Pessoa, coordenador do Núcleo Jurídico da entidade, a questão é federal. "Você imagina se cada um dos 92 municípios do Rio tivessem uma lei diferente sobre a questão da propaganda? Seria o caos. Essa questão só pode ser prevista em legislação federal". "Se as empresas usam esses termos para atrair clientes, é sinal de que seu público entende a mensagem", afirmou Godofredo de Oliveira, presidente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
.
E cá entre nós, claro que entendem.




Dica do Adnews.

Tvs ganham com a tragédia do voo AF 447

O lamentável acidente com o avião da Air France ajudou a alavancar a audiência das Tvs desde o início da semana. O Jornal Nacional por exemplo e a Band tiveram seus melhores resultados de 2009 com suas coberturas. Até programas não direcionados a notícias como o Mais Você da Globo, conseguiu seus nove pontos, um dos seus melhores índices em 2009. A mudança de programação também é notável na Band por exemplo, que exibiu em sua grade um " Sala de Emergência" com Silvia Popovic e Datena. Até o jornal da emissora registrou seus 7 pontos de audiência o que é raro acontecer. A Record 11 pontos, com o "Jornal da Record".

terça-feira, junho 2

Itaú para a Copa de 2014


Lançado no último domingo, 31 de Maio, o filme homenagea as cidades escolhidas para sediar a competição. Criado pela África, o filme entrou no ar em território nacional logo após o anúncio realizado pela Federation Internationale de Football Association (FIFA) nas Bahamas. A campanha parabeniza os 12 municípios escolhidos e também contará com peças nos jornais e internet.


Veja:


Já ouviu falar do WhoHub?

Eu confesso, nunca tinha ouvido sequer falar de algo assim. Talvez uma ignorância minha, porque achei o 'serviço' uma coisa ótima pra quem quer se expressar sobre o que faz na sua profissão. O objetivo do Whohub é criar uma rede social entre pessoas de profissões criativas. Recebi por email um convite deles pedindo uma entrevista. Mas pelo que entendi qualquer pessoa pode ter acesso e responder sobre o que faz, mesmo sem esse convite.


.
E como quase não gosto de falar, minha entrevista já está disponível aqui. Para quem não me conhece, tem foto minha lá também : )

segunda-feira, junho 1

Filme do Uol é quase um viral

Um novo filme criado pela Borghierh/Lowe para o Emprego Certo do UOL, tem sido sensação na internet desde sua primeira exibição há uma semana. Em "Massagista" é mostrado um depoimento sobre a rotina estressante de seu trabalho. O que parece ser o emprego dos sonhos para uns, para outros pode se tornar um pesadelo. O filme mostra isso dando um gancho onde o Emprego Certo há a disponibilidade de vagas adequado para qualquer perfil. Só no You Tube, foram 500 mil views, além do viral que anda se tornando nos emails nos mais variados títulos. Eu mesmo recebi e resolvi comentar algo.
.
Se não viu:




Agências se preocupam com concordata da GM

Com U$ 173 bi em dívidas e o pedido de concordata a General Motors deixa acionistas e muita gente nervosa, além claro das agências que atendem a empresa que também estão alertas. Segundo notícias da Brand Republic, o movimento da GM leva incerteza ao grupo Interpublic, responsável pela maior parte da publicidade da montadora. A holding já tomou providências junto à Securities and Exchange Commission para reduzir sua exposição aos problemas financeiros da GM. Além das agências do Interpublic, a companhia também trabalha com a Leo Burnett e a Chemistri, do Publicis Groupe.

MPM cria logomarca para São Paulo

A Fifa anunciou ontem as 12 cidades-sede que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. São Paulo foi uma delas seguidas por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife e Salvador. Para São Paulo, a MPM criou uma logomarca oficial que estará presente em todo o material de comunicação do campeonato que fizer menção à cidade.