segunda-feira, janeiro 24

Novo comercial do iPhone anuncia a Verizon

Além da AT&T, também a Verizon. Eis aí, estreou ontem nos EUA:

terça-feira, janeiro 18

Starbucks vai oferecer bebidas de café maiores que seu estômago

 

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Para satisfazer a sede e gula insaciável de quem bebe café nos EUA, a Starbucks vai lançar, para bebidas geladas de café, o copo Trenta, de 916ml. Isso é mais que o estômago humano comporta em média!

O estômago humano comporta cerca de 900ml em média, mas pode se expandir para aguentar um volume de até 4 litros – isso só não deve fazer bem à saúde. A Starbucks, nos EUA e no Brasil, já oferece o Venti, de 600ml – “venti” quer dizer vinte em italiano, no caso vinte onças líquidas (medida de volume que equivale a cerca de 30ml). Agora terá o Trenta, que na verdade oferece trinta e uma onças líquidas, ou 916ml.

Nos EUA, copos de um litro de refrigerante (ou mais!) são encontrados facilmente em redes de fast food, mas por algum motivo vender uma bebida gelada com café parece pior. Claro, como se trata de bebidas geladas, a quantidade de café no copo ainda é uma fração do volume total, mas ainda preocupa. O copo Trenta estará disponível nos EUA a partir de 3 de maio. Quanto à Starbucks Brasil, ainda não sabemos. [Crédito da imagem: National Post via Laughing Squid]

sábado, janeiro 15

Johnson & Johnson faz recall de medicamentos no Brasil

A empresa anunciou no início da noite de ontem que está fazendo o recall voluntário do Tylenol e de outros medicamentos comercializados no Brasil. Segundo a empresa, a convocação, que inclui também o mercado dos Estados Unidos e do Caribe, é para os medicamentos Tylenol, Sinutab, Benadryl e Sudafed Pe.

Em comunicado, a companhia afirmou que o recall envolve medicamentos fabricados antes de abril do ano passado em uma de suas instalações nos EUA. Essa unidade foi fechada na época pela FDA (agência reguladora do setor de remédios e alimentos dos EUA) e está com as operações suspensas desde então.

A Johnson & Johnson disse que está fazendo o recall porque achou casos em que o procedimento de limpeza dos equipamentos foi insuficiente ou em que a limpeza não foi 'documentada adequadamente'. De acordo com a empresa, é "muito improvável que isso tenha tido impacto na qualidade desses produtos".

A companhia ainda não se manifestou oficialmente no Brasil.

quarta-feira, janeiro 12

Record pensa em mudança na logomarca

A Record pode, em breve, ter uma nova identidade visual. A emissora registrou no Instituto Nacional de Propriedade Industrial aquela que pode vir a ser sua nova logomarca. A informação é de Fernando Oliveira, colunista do iG. Ícone é parecido com o atual, mas foi arredondado e perdeu o globo que carregava desde 2008:


Apesar da modernização do desenho, ele ainda carrega as características daquele que era usado antes mesmo da aquisição por parte de Edir Macedo. Ao colunista, a assessoria da emissora disse que não há certeza sobre a mudança da marca e que foi feito apenas um estudo interno sobre a possível reformulação. Não foi definido, por tanto, se haverá mesmo alguma mudança.


Como as redes sociais reforçam a publicidade

É fato que estão se tornando o canal direto dos anunciantes com consumidores, estes cada vez mais ávidos em colaborar com a criação de novos produtos e com a comunicação das marcas que admiram. 



Segundo Kika Oncken, gerente de display do Google, o Brasil lidera mundialmente em número de usuários do Orkut, ficando na frente da Índia e dos Estados Unidos. No final do ano passado, a cantora Ivete Sangalo fez a primeira transmissão ao vivo no Orkut. A ação consistia em responder as perguntas sobre o lançamento de seu último DVD, que foram feitas pelos próprios usuários, dentro da sua comunidade customizada. A transmissão aconteceu dentro do próprio banner, para todos os usuários que entraram no Orkut durante a entrevista.

Apesar de o Orkut continuar na liderança dos sites de relacionamento, o Twitter, e principalmente o Facebook (hoje com 500 milhões de usuários no mundo), ganham cada vez mais espaço na preferência do brasileiro. Fundado em fevereiro de 2004, em um dormitório da prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Sua marca está avaliada em US$ 50 bilhões e tem um faturamento estimado em US$ 2 bilhões. No último dia 3, o banco de investimentos Goldman Sachs Group Inc. e a russa Digital Sky Technologies investiram US$ 500 milhões no site.

O fenômeno da empresa fundada por Mark Zuckerberg, de 26 anos – o mais jovem bilionário do mundo –,  foi parar nas telas do cinema com o filme “A rede social”, do diretor David Fincher, que relata toda a trajetória da criação desse site de relacionamento, que começou sem querer. 

Após o rompimento de um namoro e de uma bebedeira, Zuckerberg resolve hackear os computadores de Harvard e coloca as fotos de todas as garotas do campus, uma ao lado da outra, para votarem na mais bonita. Ele batiza o site de Facemash, que logo adquire um caráter viral, derruba toda a rede de sistemas de Harvard e cria uma grande polêmica no campus devido à suposta misoginia da página.

Pela criação do Facemash, Zuckerberg é acusado de violação de segurança, de direitos autorais e do direito à privacidade. Mesmo assim, naquele momento, nasce a estrutura básica do Facebook, que se expandiu do campus de Harvard para o mundo. Hoje, o Facebook emprega duas mil pessoas e a matriz está localizada em Palo Alto, na Califórnia, e conta com outros dez escritórios nos Estados Unidos e mais 11 no mundo: Irlanda, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália, França, Suécia, Austrália, Japão, Canadá e Malásia.

O Twitter, criado por Biz Stone e Evan Williams em 2006, está avaliado em US$ 3,7 bilhões e já registra 175 milhões de adeptos no mundo. De acordo com um estudo realizado pela Boo-Box, de 100 ações realizadas por anunciantes no microblogging, houve 300 milhões de views. De olho no filão dos anunciantes, o Twitter lançou no ano passado o Promoted, um novo formato de publicidade.

Anunciantes aproveitam, claro:


No último ano, muitos anunciantes estenderam suas ações publicitárias para as redes sociais com o objetivo de se aproximar mais dos consumidores e permitir uma maior interação com eles, mesmo sabendo que correm o risco de serem criticados. Afinal, a internet oferece um espaço maior para o consumidor expressar livremente sua opinião sobre marcas, produtos e serviços.

No final do ano passado, a iThink criou um aplicativo para o Pão de Açúcar no Facebook que sorteia amigo secreto. Para acessar, basta o usuário entrar na página do Pão de Açúcar no Facebook e enviar convites para o amigo secreto, selecionando o dia do sorteio e da troca dos presentes. Depois de fechado o grupo, os participantes podem enviar mensagens anônimas e dicas de presentes.

Hoje, o Pão de Açúcar também está presente no Linkedin, Twitter e Orkut, além de ter um blog. Em recente campanha do Kuat, a RMG criou o “Kuat Oh Yeah Experience”, protagonizado por Marcelo Adnet. A campanha não tinha um site, apenas o brandchannel da marca. Para divulgar a ação, os internautas foram convidados a postar um vídeo de um momento marcante no Twitter, com a hashtag #KuatOhYeah. A cada semana, blogueiros selecionavam o internauta que tivesse mandando o melhor vídeo e juntos com o apresentador Marcelo Adnet, faziam brainstorms. Esses pensamentos tornaram-se roteiros que foram gravados nas ruas sob o comando de Adnet. “Quando o segundo brainstorm foi ao ar, o número de views no YouTube aumentou de 10 para 100 mil. Resultado surpreendente para uma campanha exclusiva na web”, comenta Patrice Lamiral, diretor de planejamento da RMG.

Já a LG permite, por meio do Facebook, que usuários de toda a América Latina enviem ideias de produtos que melhorem a vida das pessoas. Também foi criado um vídeo inspiracional que ultrapassou um milhão de views no YouTube, além de um concurso de roteiros na plataforma, no qual o melhor roteiro será produzido e veiculado na internet. 

E a Smirnoff, por meio de sua página no Facebook, pedia a colaboração dos internautas para a construção do Smirnoff Nightlife Exchange Project, que consistia em uma festa realizada na mesma hora em diferentes cidades do mundo com elementos culturais de outros países. Os anúncios impressos também conduziam  o consumidor ao perfil da marca no Facebook. No final da ação, a Smirnoff conseguiu se relacionar com 65 mil pessoas.


terça-feira, janeiro 11

Produtora explica ausência de umbigo em comercial das Havaianas

A Cine, produtora responsável pelo comercial das Havaianas, explicou ontem por que a atriz Fernanda Vasconcellos aparece sem umbigo no filme produzido (olhe alguns posts abaixo). Segundo a empresa, o vídeo foi postado no YouTube e, "nesse processo de conversão, a imagem sofre compressão e, por consequência, perda de resolução", o que teria causado o problema.

O comercial, que foi publicado no YouTube no último final de semana, dando o que falar, chegando a ficar entre os Trending Topics do Twitter. O filme foi criado pela AlmapBBDO. Segundo a Cine, o vídeo já está corrigido, e a atriz irá perfeita, com umbigo, para o comercial que será veiculado na televisão.

Comunicado na íntegra da Cine:

"O filme da campanha das Havaianas com a atriz Fernanda Vasconcellos foi postado no You Tube. Neste processo de conversão, a imagem sofre compressão e, por consequência, perda de resolução. Na verdade, isso tudo virou uma grande brincadeira,  que se espalhou pela rede.  Tecnicamente falando, o filme não passou por nenhum tratamento de imagem. O  vídeo original está correto e a publicação de hoje em um site da área mostra a imagem da atriz  perfeita, exatamente como no comercial que será veiculado na TV."

Tem gente achando que foi proposital pra aproveitar um ‘boom’… Verdade ou não, isso aconteceu.

Bruce Willis é o novo mocinho-propaganda do CCAA

Bruce Willis é o protagonista da nova campanha da CCAA, elaborada pela NBS. O ator, um dos mais requisitados e bem sucedidos para filmes de ação em Hollywood, está presente no comercial da rede de idiomas, filmado em Los Angeles e produzido pela Killers, assim como em anúncios, spot, mídia exterior, mala direta e material de ponto de venda, todos carregando o mote: “Ou você se garante ou a língua derruba você”.

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O comercial mostra dois garotos algemados dentro de um avião de carga, quando, de dentro da cabine, surge Willis lutando com um vilão, que no caso é o piloto. Mesmo em combate, o ator consegue jogar a chave que liberta os jovens, aponta o pára-quedas e diz o nome do equipamento em inglês: “parachute!”.

Sem grandes conhecimentos da língua, os jovens “chutam” as mochilas para fora do avião. Quando Willis derruba seu oponente, ajusta seu próprio pára-quedas e salta, deixando os rapazes sem reação.

Twitter divulga lista das mensagens mais retuitadas de 2010

Como parte de uma retrospectiva que vem fazendo desde a semana passada, o Twitter divulgou uma lista com os dez tuítes mais retuitados do ano. O ranking foi dominado por personalidades ligadas à música, como Drizzy Drake, Lil Wayne, Justin Bieber, Joe Jonas, Rihanna, Lady Gaga e Kayne West.

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O primeiro lugar, no entanto, ficou com o comediante norte-americano Stephen Colbert (foto acima), que, no dia 16 de junho, escreveu uma frase sobre o vazamento de óleo no Golfo do México – assunto mais comentado de 2010 na rede de microblogs. “Em homenagem aos pássaros encharcados de óleo, ‘tweets’ [pius] agora são ‘gurgles’ [borbulhos]”, postou.

“O humor é uma parte chave da experiência no Twitter, e a lista dos mais retuitados reflete a forma como as pessoas usam o serviço para comédia ou paródia”, descreveu Jodi Olson, da equipe de comunicação do Twitter, no blog oficial da companhia.

O segundo tuíte mais retuitado foi um do cantor e ator canadense Drizzy Drake. “Sempre ignoramos os que nos adoram e adoramos os que nos ignoram”, escreveu o artista em 18 de setembro. Entre as demais há uma mensagem do rapper norte-americano Lil Wayne que dizia apenas “Aaaaaaahhhhhhmmmmm baaaaakkkkkkkkkk! [estou de volta]”.

A lista completa pode ser conferida no hotsite “Year In Review” do Twitter. Nos últimos dias, a empresa já publicou uma relação dos tuítes mais poderosos do ano, das personalidades que aderiram à ferramenta nos últimos 12 meses e um ranking com os assuntos mais comentados na rede de microblogs em 2010.

Blue Tree Hotels lança sua primeira campanha em redes sociais

A rede hoteleira Blue Tree Hotels aproveita todo o boom que Amy Winehouse trás até SP e inicia sua primeira campanha via Twitter. Com o mote do 'Eu quero!', toda resposta dada à uma pergunta no microblog garante a participação no sorteio. A hospedagem é no Blue Tree Faria Lima, um dos melhores da rede na cidade com direito à acompanhante. O sorteio será realizado amanhã, 12 de Janeiro, às 15h. O show acontece no dia 15 (sábado). O endereço da rede para quem quiser participar é www.twitter.com/bluetree_hotels.


 

segunda-feira, janeiro 10

Starbucks corta nome da empresa e a palavra "coffee" de seu logotipo

A maior rede de cafeterias do mundo, fará uma modificação na sua tradicional marca assim que completar 40 anos, em março deste ano. A companhia cortará do logotipo o nome da empresa e a palavra "coffee", que hoje aparecem ao redor do ícone da marca, uma sereia. Sem as palavras, a ninfa ganha mais espaço e leva a cor verde:

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Nos Estados Unidos, consumidores fiéis da cadeia de cafés reagiram com indignação à mudança, preenchendo inúmeros comentários no site My Starbucks Idea, uma rede para a troca de ideias e a criação colaborativa de novas ações da marca.

De acordo com Starbucks, as alterações no símbolo refletem um novo direcionamento para os negócios da companhia, que passará a investir na comercialização de seus produtos também em supermercados e outros pontos de venda, e não mais somente nas lojas da rede. O novo logo também se adaptaria melhor à recente política de expansão da companhia, já que hoje, além do café, muitos outros produtos podem ser encontrados nas cafeterias. A retirada da palavra "coffee" é consequência direta desse novo posicionamento.

O logotipo, que foi projetado por uma equipe da própria Starbucks, será susbtituído aos poucos, ganhando espaço primeiro em copos e guardanapos, e depois no restante dos produtos da marca em todos os países em que está presente. A última modificação no logotipo da Starbucks foi lááá em 1992, quando a imagem da sereia no centro foi ampliada e ganhou maior destaque. Ao longo de sua história, que começou em 1971, essa é a quarta modificação no símbolo da cafeteria. Dá uma olhada na evolução dos logotipos em todo esse tempo:

 

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domingo, janeiro 9

O marketing digital em 2011

size_590_ipad-jornalO número de internautas no país ultrapassou os 80 milhões, o equivalente à população inteira da Alemanha ou duas vezes a da Argentina. O e-commerce fechou o ano com faturamento de R$ 15 bilhões e 40% de crescimento em relação a 2009, um dos maiores índices já registrados, e os sites de compra coletiva tornaram-se um fenômeno de marketing: 246 deles no ar em menos de um ano, com previsão de faturamento de R$ 300 milhões. Por sua vez, os investimentos em marketing digital atingiram 10% do orçamento de marketing das empresas, com estimativas de aumento de 90% até 2014. Mas é bem possível que essa previsão se concretize até mesmo antes, tal a importância que essa área vem ganhando, conforme revelam as pesquisas realizadas em 2010:

- 94% dos internautas fazem compras online no Brasil (ComScore).
- Consumidores acessam a internet três vezes em média para pesquisar o produto que pretendem comprar (McKinsey).
- Na nova classe média digital na América Latina, 33% das mulheres preferem internet à TV (Razorfish/Terra).
- 60% dos internautas aprovam que empresas usem redes sociais (Ibope Mídia) para divulgar seus produtos e serviços.
- Para 25% dos usuários, redes sociais ajudam na decisão de compra (Ibope Mídia).

Diante de tais perspectivas, investir em marketing digital em 2011 deixou de ser uma questão de se (vale a pena), quando ou quanto, mas de como. O intuito aqui é apresentar os principais pontos a serem considerados em 2011, principalmente para as empresas de pequeno e médio porte (PMEs). Vamos lá:

e-Commerce: A plataformas de e-commerce são cada vez mais acessíveis, seguras e com vários recursos para administração, controle de estoque, vendas e formas de pagamento. O desafio atual para o sucesso no comércio eletrônico está no atendimento, logística (tanto na entrega quanto na devolução e troca de mercadorias) e segmentação. 

Publicidade online: Àmedida que mais e mais empresas intensificam sua atuação na internet, todos também querem e precisam aparecer para conquistar a atenção dos consumidores e clientes. Diante disso, os investimentos em publicidade online também precisam ser aprimorados. Não se trata necessariamente de aumentar a verba, mas atuar de forma diferenciada para destacar a empresa. Para tanto, é preciso buscar formas criativas de utilizar ferramentas tradicionais, como links patrocinados, otimização e e-mail marketing, e avaliar o investimento em sites de compra coletiva e programa de afiliados.

Redes socias: Torna-se quase obrigatório estar presente nas redes e mídias sociais devido a abrangência entre os internautas e crescimento em importância nas decisões de compra. Mas para se obter resultados efetivos é necessário considerar duas variáveis essenciais: seu público-alvo e a forma como ele interage em cada rede social. A partir desta avaliação é possível definir a melhor forma de atuação, que pode ser promover seus produtos, prestar serviços ou atendimento, tirando dúvidas ou prestando esclarecimentos aos consumidores.  

Tendências: Na internet, as novas tecnologias e tendências surgem a todo o momento. Umas evoluem aos poucos, outras parecem surgir do nada e tornam-se fenômenos rapidamente. Em 2011, a tendência que merece mais atenção é o mobile marketing. Acompanhe a popularização dos smartphones com conexão à internet, do iPad e tablets (computadores sem teclado), que possibilitam novas formas de publicidade, como aplicativos (apps) e games.

Profissionalização: O último e talvez mais importante aspecto a ser considerado é a profissionalização da gestão do marketing digital. Seja por meio de profissionais próprios ou de uma agência, é necessário ter a orientação e suporte especializado para planejar, executar e acompanhar as diversas ações, que além de tudo precisam estar alinhadas e integradas a outras atividades comerciais e de marketing da empresa.

*Por Silvio Tanabe, consultor de marketing digital da Magoweb e autor do blog Clínica Marketing Digital

Power Balance desmente falta de eficácia de suas pulseiras

Depois de ter publicado um comunicado no site australiano afirmando que suas "pulseiras do equilíbrio" - como são conhecidos os braceletes de plástico com adesivos de holograma - não possuíam eficácia garantida por pesquisas científicas, a Power Balance voltou atrás e desmentiu a informação nos sites norte-americano e brasileiro.

Na nota de esclarecimento, assinada pelo presidente da Power Balance LLC, Keith Kato, a empresa afirma que "a crença de milhares de consumidores e atletas que usam os produtos não pode estar errada", e que "um estudo preliminar recentemente feito nas variáveis de desempenho do produto foi encomendado, e os resultados obtidos demonstraram que o produto realmente traz um resultado 'estatisticamente significante' em relação ao desempenho do usuário."

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No comunicado, a empresa afirma ainda que mesmo apresentando à ACCC - Australian Competition & Consumer Commission, órgão australiano responsável pelo controle de produtos no mercado -, diversos testemunhos reais de consumidores, em apoio ao desempenho das pulseiras, recebeu a exigência de retirada das alegações de marketing até que possa fornecer estudos científicos que sustentem a linguagem e as frases utilizadas em sua estratégia, e que por isso, suspenderá o uso de tais frases.
No pronunciamento inicial, publicado no site australiano da empresa, a Power Balance reconhecia a ausência de "evidências científicas credíveis" que comprovassem a eficiência das pulseiras. Segundo o próprio comunicado, a empresa estaria, portanto, "engajada em uma conduta enganosa".

Devassa resgata bailes carnavalescos do Rio de Janeiro

Com um investimento de R$ 8,1 milhões, o Grupo Schincariol, através da marca Devassa Bem Loura, resgatará este ano os bailes carnavalescos do Cais do Porto do Rio de Janeiro. Tudo começou com os empresários Alexandre Accioly, Luiz Calainho e Ricardo Amaral, com a ideia de revitalizar os tradicionais bailes de salão que durante décadas fizeram parte do calendário oficial do Carnaval da cidade maravilhosa e agora adotarão o nome Bailes Devassa.

Seis eventos trarão de volta a face glamurosa do Carnaval do Rio, entre os dias 3 a 8 de março, no Píer Mauá, Zona Portuária. “O Baile Devassa comemorará um ano do lançamento muito bem-sucedido da cerveja que se transformou num case de marketing, com a impactante campanha protagonizada pela estrela internacional Paris Hilton, no carnaval 2010. Agora, estamos aumentando a presença da Devassa Bem Loura no Carnaval do Rio. A marca é a cara da cidade”, explica Luiz Claudio Taya, diretor de Marketing da Schincariol.

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A festa de inauguração acontecerá na quinta-feira, 03 de março, com o "Baile de Gala da Cidade", que será também a abertura oficial do carnaval carioca, com apoio oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro. Mario Monteiro, criador da cidade cenográfica da Rede Globo, assinará a cenografia, com uma grande homenagem aos 100 anos de Burle Max.

A direção artística é de Haroldo Costa que também dirigirá A Grande Orquestra Devassa, tocando músicas e marchinhas de carnaval, ícones dos grandes bailes. Jorge Benjor também participará das festas. Já pensou que bacana?

Com esta iniciativa, a Devassa Bem Loura amplia o investimento no Carnaval do Rio de Janeiro em 2011. A marca já é patrocinadora do desfile das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, do Sambódromo carioca, e do camarote Espaço Devassa, no mesmo local. No caso dos bailes, além de ser a patrocinadora máster e ter o nome no projeto, Devassa Bem Loura promove um dos eventos, o Baile Devassa, no dia 4 de março (sexta-feira).

Fernanda Vasconcellos aparece sem umbigo em comercial na praia

Bom, não há muito o que dizer, a foto está abaixo pra ilustrar. A gafe foi feia e ponto. A atriz Fernanda Vasconcellos, aparece sem umbigo em um comercial das sandálias Havaianas. No vídeo, a atriz pede a dois amigos que estão sentados na areia que olhem suas sandálias. É nesse momento que a barriga dela, que está só de biquíni, aparece completamente lisa:

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A gafe foi tão comentada no Twitter que Fernanda fo até brincou no microblog dizendo que se soubesse que isso fosse fazer tanto sucesso, teria ficado sem umbigo antes. No mais, nada mudou. Alguém se importa com umbigo? (tirando o lado profissional, claro)

O horário nobre, não é mais tão nobre assim

De dez anos para cá, são grandes as quedas de audiência na faixa mais visada, mais lucrativa e mais disputada da TV aberta. Dados nacionais do Ibope mostram que a poltrona do brasileiro das 18h à meia-noite tem ficado mais vazia. Os números de televisores ligados no horário caíram e com eles a audiência de quem reinava absoluto nessa faixa: as novelas e os noticiários. Em 2001, na faixa nobre, o total de TVs ligadas no PNT (Painel Nacional de Televisão) era 59%. Em 2010, representou 56%, queda de três pontos percentuais.

De olho nos números da líder, o cenário parece desolador: a Globo perdeu 17% do seu público nesse bolo. Das 18h à meia-noite, pulou de 32,3 pontos (2001), para 27,6 pontos de audiência (2010). (Cada ponto equivale a 191 mil domicílios no Brasil). Reis do horário nobre, novelas e "Jornal Nacional", que costumavam registrar médias na casa dos 50 e 40 pontos, respectivamente, perderam um público considerável. Passaram para a casa dos 40, 30 pontos de audiência. Queda alardeada pelo mercado, mas que acompanha uma mudança de hábito: a poltrona agora está ocupada em outros horários e por outros hábitos.

Os mesmos índices do PNT mostram que, na década, o número de televisores ligados cresceu. Pulou de 40% (2001) para 42% (2010). Se tem mais gente vendo TV, para onde migrou o público da faixa nobre? Em 2001, a faixa vespertina (do meio-dia às 18h) tinha 39% de TVs ligadas no país. Em 2010, esse número pulou para 41%. De manhã, o crescimento foi maior: a faixa das 7h ao meio-dia foi de 20% (2001), para 26% (2010).

Essa mudança é tão maluca que, em 2010, as atrações da tarde do SBT superaram a faixa nobre. Registraram média de 6 pontos, ante 5,9 pontos da programação da noite. Para o diretor da Central Globo de Pesquisas e RH, Érico Magalhães, a queda na faixa nobre chama atenção por conta dos números altos que a Globo acumulava no horário. No entanto, o público não fugiu da TV.

sexta-feira, janeiro 7

São Paulo recebe a Campus Party Brasil 2011

Leonar3Do
O Leonar3Do permite que os usuários possam desenhar (ou melhor, esculpir!) qualquer objeto com um dispositivo especial em seu computador e, em seguida, possa observar sua obra de arte em todas as dimensões utilizando um óculos 3D.

Realidade Diminuída
Graças a este software desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Ilmenau, na Alemanha, é possível fazer uma verdadeira mágica bem diante de seus olhos! Através dele, é possível acessar ferramentes capazes de apagar objetos em gravações de filmes e vídeos em tempo real, facilitando truques e correções de acordo com a imaginação de fotógrafos e cineastas.

What are you made of?
Já pensou em desconstruir uma imagem sua para, em seguida, reconstruí-la utilizando o rosto de alguns dos seus ídolos? Pois através desta instalação, esta se torna a mais simples das tarefas. Utilizando um sistema básico e intuitivo, a imagem do usuário é captada em tempo real e separada através de três canais de cores. Em seguida, é remapeada para, por fim, criar uma nova imagem do usuário juntando pequenas faces para formar a foto. O resultado surge na forma de um mosaico bastante curioso e moderno.

Câmera Sônica
Através desta fantástica instalação, experimentações com panoramas sonoros e visuais podem ser gerados em tempo real utilizando cenas captadas por uma câmera. A partir da sua própria imagem, os participantes podem modelar o som, alterando timbre, altura, ritmo e outras propriedades. Texturas macias geram sons macios, e texturas ásperas geram sons ásperos ou ruídos, enquanto a projeção na tela produz uma representação tridimensional do relevo/terreno que toma forma baseado-se nas áreas de luminosidade do vídeo.

Panoravideo
100% interativo, o Panoramavideo é uma Instalação onde as imagens dos usuários da plataforma são capturadas em tempo real, gerando uma colagem a partir de fragmentos de vídeo. Como resultado, passado e o presente se diluem em uma única bela imagem panorâmica.

Hanson Robotics
O escritor Philip K. Dick estará entre nós na Campus Party Brasil. Claro que, pessoalmente, isto seria impossível, pois Dick faleceu em 1982. Porém, a Hanson Robotics tratou de produzir um andróide baseado no autor de obras de ficção que inspirou sucessos do cinema como Blade Runner e Minority Report. Você poderá interagir com esta impressionante criação, que responderá com expressões faciais às suas reações e, quem sabe, até arriscar um bate papo.

Mais informações, aqui.

terça-feira, janeiro 4

Nota sobre suspeita de plágio da marca 2016

Bom, isso já deu o que falar, mas nada mais oficial do que uma nota do próprio comitê. Todos os porta-vozes do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 estão ausentes e não vão se pronunciar esta semana sobre a suspeita de plágio que envolve a logomarca criada pela Tátil para representar os jogos.

Notícias em diversos veículos e blogs, comentários em várias redes sociais apontam a semelhança da logomarca brasileira com a da ONG americana Telluride Foundation (veja alguns posts abaixo). Com a ausência de seus representantes, a assessoria de imprensa das Olimpíadas do Rio emitiu uma nota comentando o assunto:

"O Comitê Organizador Rio 2016 realizou uma extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca dos Jogos Rio 2016. E tanto o Comitê como o Comitê Olímpico Internacional (COI) avaliaram que as marcas encontradas na busca não apresentavam conflito com a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016."

Pronto, simples assim.

2011: Facebook propõe nova revolução na rede

Pois é, novidades pessoal! Não é apenas um e-mail e sim a criação de uma plataforma que visa remodelar o modo como enviamos e-mails e conciliamos os conteúdos gerados por mensagens instantâneas e atualizações das redes sociais. É assim que Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, define o novo produto, chamado Messages. 

A proposta inicial é a de integrar e não substituir. Rumores apontavam que a empresa lançaria o produto para competir com os gigantes Google, Hotmail e Yahoo. Entretanto, o CEO explica que a evolução das empresas que oferecem sistemas de e-mails aos usuários podem, no futuro, colidir com as propostas da companhia.

Em entrevista à HSM Online, Leandro Kenski, CEO da Media Factory, comentou sobre a nova plataforma. O lance vai é a integração de emails e outros serviços, como chat SMS, centralizando tudo em um único histórico. Pense em 4 bilhões de mensagens trocadas diariamente dentro da rede. Esse é o número dos 350 milhões de pessoas que utilizam hoje o Face. Isso ainda por aqui, será novidade. Primeiro os novos serviços vão dar início nos EUA mediante a convites. A estratégia do Facebook é muito ambiciosa, principalmente porque o e-mail tradicional já é quase um ancião do mundo da informática. E outro ponto importante para destacar é que o protocolo do correio eletrônico foi criado há, pelo menos, 20 anos, e, portanto, é um dos mecanismos das redes sociais que precisa evoluir. A dúvida é se o grau de engajamento dos usuários aumentará e, caso a ideia der certo, isso fará com que eles demandem essa agregação para outros canais e empresas. No entanto, é preciso se atentar que há a barreira das grandes corporações, que preferem ferramentas mais tradicionais. 

As empresas também serão beneficiadas com a novidade.  A elevação da presença digital nas organizações é um dos principais desafios para que elas realizem campanhas integradas de redes sociais com foco no aumento de visibilidade e branding online. E esta nova plataforma pode criar um canal de comunicação direto com o cliente, otimizando o relacionamento e aumentando o engajamento com a marca.

Tamanho sucesso são mostrados facilmente em números:

- Trata-se da terceira maior companhia de internet dos EUA, atrás apenas de Google e Amazon.
- Mesmo com capital fechado, a companhia atualmente tem valor de mercado estimado em U$$ 41 bilhões, segundo a Bloomberg.
- Ele reúne hoje mais de 500 milhões de usuários, sendo que mais de 350 mi utilizam os serviços de mensagens e geram mais de 4 bilhões de mensagens por dia.
- A nova plataforma de comunicação levou 15 meses para ser desenvolvida e contou com uma equipe de 15 engenheiros que trabalharam no novo produto.

Números que, seguindo as expectativas de inovação só tendem a mudar. E para melhor. Que bom!


Bancos iluminados

Mobiliário urbano também merece design. Pelo menos é o que acontece na cidade Sunderland, na Dinamarca. Os bancos dispostos na calçada são assinados pelo designer britânico Charlie Davidson. Feitos com um polímero com base de concreto, eles ficam presos ao chão e recebem uma iluminação colorida, com um spot localizado abaixo de cada um deles. Veja:

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Via Casa e Jardim

domingo, janeiro 2

Criador da logo Rio-2016 reconhece semelhanças, mas nega plágio

As semelhanças não podem ser negadas, afirma Fred Gelli. Criador da logomarca para Rio-2016, o diretor de criação da agência Tátil Design nega, porém, qualquer ponta de plágio no processo de criação daquela que será a cara dos Jogos Olímpicos no Brasil. Apesar de também enxergar traços parecidos com a marca da Telluride Foundation (organização não-governamental da cidade de mesmo nome, em Colorado, nos Estados Unidos), ele diz que a escolha passou por uma pesquisa de seis semanas para evitar este tipo de acusação. Mas, por se tratar de um símbolo universal (pessoas se abrançando), a possibilidade de gerar polêmica era grande. Veja a semelhança (mas assista ao filme gravado com o pessoal da agência antes – é notável todo processo de criação):

 

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O pessoa da Tátil diz nunca ter visto essa marca. E claro, todo processo de criação envolve uma pesquisa enorme em busca de semelhanças e referências justamente para não gerar conflitos. Talvez essa, por alguma razão tenha passado despercebida, porque não? O mote foi e é bem utilizado: pessoas se abraçando, referência ancestral, que está no inconsciente coletivo. Existe em todo lugar: na arte rupestre, indígena e em diversas expressões artísticas. Gelli comentou tudo isso em entrevista ao Globo Esporte.

Gelli lembra ainda de outra semelhança apontada, com o quadro "A dança", do pintor francês Matisse. Ele, porém, afirma que a marca dos Jogos no Rio tem uma característica completamente diferente: o fato de ser tridimensional.

Ele ainda continua: “A marca é radicalmente diferente por ser tridimensional. O Rio, em si, é uma escultura e as pessoas vivem dentro dela. Então, queríamos que a marca possibilitasse isso. Foi muito importante. E é uma diferença radical. Claro que existe semelhança. Mas, quando escolhemos um caminho tão universal, isso ia acontecer”

O diretor afirmou estar tranquilo em relação às acusações de plágio. “Isso tudo é muito bom. Já esperávamos alguma polêmica. Quando escolhemos um caminho tão universal, algo iria surgir. Mas a marca passou pelo crivo dos maiores especialistas em marcas intelectuais do planeta. Foram seis semanas de pesquisa e não foi identificada nenhuma marca conflito. Isso nos exime de qualquer acusação de plágio. Foram dois meses e meio lapidando a marca. O grupo que criou a marca estava lá em casa ontem e comentávamos isso. O mais louco é que nunca vimos essa marca.

E quer saber? Isso acontece demais na publicidade brasileira e até mundial. É só garimpar um pouco. Chamemos isso de criatividade coletiva, sensitiva, comum. Minha opinião, fiquem a vontade para fazer o mesmo.

sábado, janeiro 1

Sky seleciona telespectadores para comercial

A Sky, lança o Hall da Fama. Serão selecionados 10 ganhadores para vivenciar uma experiência de celebridade, participando de um comercial de Boas Vindas a 2011 ao lado dos quatro apresentadores do Canal do Assinante da SKY: Robson, Débora, Cris e César.

Para participar, os clientes devem mandar mensagens, em formato de vídeo ou foto com texto, respondendo à pergunta “O que você deseja para 2011?”. Das 50 mensagens mais votadas pelo hotsite, a Sky escolherá as 10 ganhadoras. Além de protagonizar o comercial, os vencedores também ganharão um fim de semana em São Paulo, com acompanhante e visita ao centro de transmissão da Sky em Tamboré. Bacaninha!

Anvisa quer restringir ainda mais propagandas de marcas de cigarro

A Anvisa iniciou processo de Consulta Pública nesta semana, que vai durar até o próximo dia 31 de março, na qual pretende ouvir sugestões da sociedade civil sobre suas propostas para restringir ainda mais a exposição de marcas de cigarro nos pontos de venda. Sinceramente acho que isso de nada vale. Perda de tempo e dinheiro que poderia ser aplicado no tratamento de pessoas já doentes pelo vício. Você conhece alguém que parou de fumar por causa da própria contra propaganda que há nas embalalagens? Ou até alguém que iniciou o fumo assistindo campanhas nas TVs e PDVs?

 

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A agência propõe que cartazes das embalagens de cigarros, charutos e cigarrilhas não sejam expostos em bares, bancas de jornais, padarias e supermercados. Desde a proibição da publicidade de cigarros no Brasil nos canais de mídia, os PDVs eram o porto seguro para a comunicação da indústria tabagista.

Se o pleito da Anvisa for adiante, as ações nos PDVs se resumirão aos displays de publicidade instalados nos checkouts, que serão tolerados, mas o espaço para as mensagens restritivas devem ser ampliados. A Anvisa também propõe que as embalagens tenham 50% de alerta sobre os males do tabagismo. A foto com advertência permanece inalterada. A Philip Morris e a Souza Cruz são as líderes do segmento no País e não devem estar muito contentes.

Marca oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é divulgada em Copacabana

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 ganharam identidade diante de dois milhões de pessoas ontem (31), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A marca foi apresentada em quatro telões posicionados ao longo da orla, e logo após, estendida em uma bandeira gigante sobre a multidão.

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Foram envolvidas 139 agências de publicidade de todo o país, coube à carioca Tátil, selecionada por uma comissão julgadora de 12 pessoas, em um processo que durou cerca de nove meses. Tudo foi comandado pela cantora Daniela Mercury.
Logo após a cerimônia, as autoridades assistiram à primeira performance tridimensional da marca Rio 2016. No Hotel Copacabana Palace, o símbolo oficial - um abraço -, foi projetado dentro de uma caixa preta, em um jogo de luzes e cores que está relacionado ao seu conceito de volumetria e movimento.
A marca Rio 2016 passou os últimos dias protegida em uma sala especial. O acesso ao interior do local só era permitido a 11 pessoas, e mesmo essas, precisavam passar pela leitura da impressão digital. Quem entrava tinha ainda de assinar um contrato de confidencialidade. Dentro da sala, nada de uso de internet ou aparelhos que registrassem imagens. Qualquer ferramenta que pudesse permitir o vazamento da imagem era proibida. Pode?
Olha aí a bandeira estendida sobre a multidão em Copa:
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Tem também o making of da marca: